Investir em criptomoedas é arriscado. Vale a pena?
É possível ficar podre de rico investindo em criptomoedas em 2022. Mas você também pode perder todo o seu dinheiro. Como ambos podem ser verdadeiros? Investir em ativos criptográficos é arriscado, mas também potencialmente extremamente lucrativo.
A criptomoeda é um bom investimento se você deseja obter exposição direta à demanda por moeda digital, enquanto uma alternativa mais segura, mas potencialmente menos lucrativa, é comprar as ações de empresas com exposição à criptomoeda .
Vamos examinar os prós e contras de investir em criptomoeda.
A criptomoeda é segura?
Vários fatores tornam a criptomoeda não totalmente segura, pelo menos atualmente, enquanto outros sinais estão surgindo de que a criptomoeda está aqui para ficar.
Riscos de criptomoeda
As exchanges de criptomoedas , mais do que as bolsas de valores, são vulneráveis a serem hackeadas e se tornarem alvos de outras atividades criminosas. Essas violações de segurança levaram a perdas consideráveis para investidores que tiveram suas moedas digitais roubadas.
Armazenar com segurança criptomoedas também é mais difícil do que possuir ações ou títulos. As exchanges de criptomoedas como Binance ( NASDAQ:COIN ) facilitam bastante a compra e venda de ativos criptográficos como Bitcoin ( CRYPTO:BTC ) e Ethereum ( CRYPTO:ETH ) , mas muitas pessoas não gostam de manter seus ativos digitais em exchanges devido ao risco acima mencionado de ataques cibernéticos e roubo.
Alguns proprietários de criptomoedas preferem opções de "armazenamento a frio" offline, como hardware ou carteiras de papel, mas o armazenamento a frio vem com seu próprio conjunto de desafios. O maior é o risco de perder sua chave privada, sem a qual é impossível acessar sua criptomoeda.
Também não há garantia de que um projeto de criptografia em que você investe seja bem-sucedido. A concorrência é acirrada entre milhares de projetos de blockchain , e projetos que não passam de fraudes também são predominantes na indústria de criptomoedas. Apenas um pequeno número de projetos de criptomoeda acabará por florescer.
Os reguladores também podem reprimir toda a indústria de criptomoedas, especialmente se os governos começarem a ver fortemente as criptomoedas como uma ameaça em vez de apenas uma tecnologia inovadora.
E, com as criptomoedas sendo baseadas em tecnologia de ponta , isso também aumenta os riscos para os investidores. Grande parte da tecnologia ainda está sendo desenvolvida e ainda não foi amplamente comprovada em cenários do mundo real.
Adoção de criptomoedas
Apesar dos riscos inerentes, as criptomoedas e a indústria de blockchain estão cada vez mais fortes. A infraestrutura financeira muito necessária está sendo construída e os investidores estão cada vez mais aptos a acessar serviços de custódia de nível institucional. Investidores profissionais e individuais estão recebendo gradualmente as ferramentas necessárias para gerenciar e proteger seus ativos criptográficos.
Os mercados futuros de criptomoedas estão sendo estabelecidos e muitas empresas estão ganhando exposição direta ao setor de criptomoedas. Gigantes financeiros como Square ( NYSE:SQ ) e PayPal ( NASDAQ:PYPL ) estão facilitando a compra e venda de criptomoedas em suas plataformas populares, enquanto outras empresas, incluindo a Square, investiram coletivamente centenas de milhões de dólares em Bitcoin e outros ativos digitais. A Tesla ( NASDAQ:TSLA ) comprou US$ 1,5 bilhão em Bitcoin no início de 2022.
Embora outros fatores ainda afetem o risco da criptomoeda, o ritmo crescente de adoção é um sinal de amadurecimento do setor. Investidores individuais e empresas estão buscando obter exposição direta à criptomoeda, considerando-a segura o suficiente para investir grandes somas de dinheiro.
A criptomoeda é um bom investimento a longo prazo?
Muitas criptomoedas como Bitcoin e Ethereum são lançadas com objetivos grandiosos, que podem ser alcançados em horizontes de longo prazo. Embora o sucesso de qualquer projeto de criptomoeda não seja garantido, se um projeto de criptomoeda atingir seus objetivos, os primeiros investidores poderão ser ricamente recompensados a longo prazo.
Para qualquer projeto de criptomoeda, no entanto, alcançar ampla adoção é necessário para ser considerado um sucesso a longo prazo.
Bitcoin como um investimento de longo prazo
Bitcoin, como a criptomoeda mais conhecida, se beneficia do efeito de rede – mais pessoas querem possuir Bitcoin porque o Bitcoin é de propriedade da maioria das pessoas. Atualmente, o Bitcoin é visto por muitos investidores como "ouro digital", mas também pode ser usado como uma forma digital de dinheiro.
Os investidores em Bitcoin acreditam que a criptomoeda ganhará valor a longo prazo porque a oferta é fixa, ao contrário das ofertas de moedas fiduciárias, como o dólar americano ou o iene japonês. O fornecimento de Bitcoin é limitado a pouco menos de 21 milhões de moedas, enquanto as moedas controladas pelo banco central podem ser impressas à vontade dos políticos. Muitos investidores esperam que o Bitcoin ganhe valor à medida que as moedas fiduciárias se depreciam.
Aqueles que estão otimistas sobre o Bitcoin ser amplamente usado como dinheiro digital acreditam que, a longo prazo, o Bitcoin tem o potencial de se tornar a primeira moeda verdadeiramente global.
Ethereum como investimento de longo prazo
Ether é a moeda nativa da plataforma Ethereum e pode ser comprada por investidores que desejam ganhar exposição de portfólio ao Ethereum. Enquanto o Bitcoin pode ser visto como ouro digital, o Ethereum está construindo uma plataforma de computação global que suporta muitas outras criptomoedas e um enorme ecossistema de aplicativos descentralizados ("dapps").
O grande número de criptomoedas construídas na plataforma Ethereum, combinado com a natureza de código aberto dos dapps, cria oportunidades para o Ethereum também se beneficiar do efeito de rede e criar valor sustentável a longo prazo. A plataforma Ethereum permite o uso de "contratos inteligentes", que são executados automaticamente com base em termos escritos diretamente no código dos contratos.
A rede Ethereum coleta Ether dos usuários em troca da execução de contratos inteligentes. A tecnologia de contrato inteligente tem um potencial significativo para interromper setores massivos, como imobiliário e bancário, e também para criar mercados totalmente novos.
À medida que a plataforma Ethereum se torna cada vez mais usada em todo o mundo, o token Ether aumenta em utilidade e valor. Os investidores otimistas com o potencial de longo prazo da plataforma Ethereum podem lucrar diretamente ao possuir o Ether.
Você deve investir em criptomoeda?
Possuir alguma criptomoeda pode aumentar a diversificação do seu portfólio, uma vez que criptomoedas como o Bitcoin mostraram historicamente quase nenhuma correlação de preços com o mercado de ações dos EUA. Se você acredita que o uso de criptomoedas se tornará cada vez mais difundido ao longo do tempo, provavelmente faz sentido comprar algumas criptomoedas diretamente como parte de um portfólio diversificado. Para cada criptomoeda em que você investir, certifique-se de ter uma tese de investimento sobre por que essa moeda resistirá ao teste do tempo.
Se comprar criptomoeda parece muito arriscado, você pode considerar outras maneiras de lucrar potencialmente com o aumento das criptomoedas. Você pode comprar ações de empresas como Binance , Square e PayPal ou investir em uma bolsa como o CME Group ( NASDAQ:CME ) , que facilita a negociação de futuros de criptomoedas. Embora os investimentos nessas empresas possam ser lucrativos, eles não têm o mesmo potencial positivo que investir diretamente em criptomoedas.
Fonte: The Motley Foo
0 Comentários