Uma plataforma offshore é uma grande estrutura sobre ou na água, com instalações para perfurar poços, extrair e processar petróleo e gás natural e armazenar temporariamente o produto até que possa ser trazido para a costa para refino e comercialização. Em muitos casos, a plataforma contém instalações para alojar a força de trabalho também.
As plataformas offshore são semelhantes às plataformas terrestres, mas com vários recursos adicionais para adaptá-las ao ambiente marinho. Esses recursos incluem:
Heliporto, Aposentos, Guindastes, Risers.
O heliporto , também conhecido como heliponto, é uma grande área de convés que é colocada alta e ao lado de plataformas offshore. É uma característica importante, pois os helicópteros são frequentemente o principal meio de transporte. Os aposentos geralmente incluem quartos, uma sala de jantar, uma sala de recreação, espaço para escritórios e uma enfermaria. Barcos de escape geralmente estão localizados perto dos alojamentos.
Os guindastes são usados para mover equipamentos e materiais dos barcos de trabalho para a plataforma e para deslocar as cargas na plataforma.
|
Fonte: https://petrobras.com.br/infograficos/tipos-de-plataformas/desktop/index.html |
A maioria das plataformas possui mais de um guindaste para garantir que todas as áreas sejam acessíveis. Um riser é usado para estender a cabeça do poço do mudline para a superfície. Em plataformas e Plataforma Autoelevatória , os obturadores de segurança (BOP) estão montados acima do nível do mar. Nos moscas volantes , os BOPs são montados no fundo do mar.
Os vários tipos de plataformas offshore incluem barcaças, submersíveis, plataformas, jackups e moscas volantes (as últimas incluem semi-submersíveis e navios de perfuração).
Barcaças
Uma sonda de barcaça foi projetada para trabalhar em águas rasas (com menos de 6 m de profundidade). A plataforma é flutuada para o local da perfuração e o casco inferior é afundado para repousar no fundo do mar. A grande área de superfície do casco inferior evita que a sonda afunde na lama macia e fornece uma plataforma de perfuração estável. Submersíveis
Uma sonda submersa é uma barcaça projetada para trabalhar em águas mais profundas (a 50 pés de profundidade). Possui extensões que permitem elevar o casco superior acima do nível da água. Plataformas
As plataformas usam uma jaqueta (uma estrutura tubular de aço ancorada ao fundo do oceano) para apoiar o equipamento de produção de superfície , os alojamentos e a plataforma de perfuração. Vários poços direcionais são perfurados a partir da plataforma usando uma sonda com uma subestrutura móvel. A plataforma é posicionada sobre cabeças de poço predefinidas, levantando-se sobre vigas de skid. Depois que todos os poços são perfurados, a sonda e os quartos são removidos da plataforma. Plataformas menores usam uma plataforma de perfuração para perfurar os poços.
Jackups
Os jackups são semelhantes às plataformas, exceto que as pernas de suporte não estão permanentemente presas ao fundo do mar . O peso da plataforma é suficiente para mantê-la no local. As pernas da plataforma podem ser levantadas para perfurar e levantadas para mover-se para um novo local. Quando sob reboque, um casco de flutuação impulsiona o jackup. A torre é montada em cantilever na parte traseira para caber nos tirantes predefinidos, se necessário.
Flutuadores
As plataformas offshore que não estão presas ou repousam no fundo do oceano são chamadas de moscas volantes . Essas plataformas podem perfurar profundidades de água mais profundas do que os jackups ou plataformas. Eles têm vários recursos especiais para facilitar isso:
Eles são mantidos no local por âncoras ou posicionamento dinâmico .
A coluna de perfuração e o riser são isolados do movimento das ondas pelos compensadores de movimento.
As cabeças de poço e os BOPs estão no fundo do oceano e são conectados à sonda por um riser para permitir a circulação da lama de perfuração .
Existem duas categorias de moscas volantes: semissubmersíveis e navios de perfuração.
Semissubmersíveis
Os semissubmersíveis (também chamados de semis ) geralmente são ancorados no local . Embora algumas semis sejam autopropulsadas, a maioria exige reboque. Como os flutuadores estão sujeitos ao movimento das ondas, seus aparelhos de perfuração estão localizados no centro, onde o movimento das ondas é mínimo. As semis são inundadas para um calado de perfuração, onde os pontões inferiores estão abaixo da base da onda ativa, estabilizando o movimento.
Navios de perfuração
O aparelho de perfuração em um navio de perfuração é montado no centro do navio sobre uma piscina lunar , que é um orifício reforçado no fundo do navio através do qual a coluna de perfuração é levantada e abaixada. O navio pode ser transformado no vento ou nas correntes que se aproximam para melhor estabilidade e pode operar em águas muito profundas para as âncoras.
Fonte: AAPG WIKI
Quer saber mais sobre IOT? Clique em:
http://bit.ly/TiposdePlataformas
0 Comentários