Perfuração Poços de Petróleo

Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Perfuração Poços de Petróleo

A perfuração é um processo pelo qual um furo é perfurado usando uma broca para criar um poço para a produção de petróleo e gás natural . Existem vários tipos de poços de petróleo com diferentes funções:



  • Os poços de exploração (ou poços de gato selvagem) são perfurados para fins de exploração em novas áreas. A localização do poço de exploração é determinada por geólogos.
  • Os poços de avaliação são aqueles perfurados para avaliar as características de uma reserva de petróleo comprovada, como a vazão.
  • Os poços de desenvolvimento ou produção são perfurados para a produção de petróleo ou gás em campos com reservas econômicas e recuperáveis ​​de petróleo ou gás comprovadas .
  • Os poços de alívio são perfurados para interromper o fluxo de um reservatório quando um poço de produção sofre uma explosão.
  • Um poço de injeção é perfurado para permitir que os engenheiros de petróleo injetem vapor, dióxido de carbono e outras substâncias em uma unidade produtora de óleo , de modo a manter a pressão do reservatório ou diminuir a viscosidade do óleo , permitindo que ele flua para um poço próximo.

O processo de perfuração de um poço de produção de petróleo e gás natural envolve várias etapas importantes:


  • Perfuração - uma broca e um tubo são usados ​​para criar um furo vertical no chão. Às vezes, as operações de perfuração não podem ser concluídas diretamente acima de um reservatório de petróleo ou gás , por exemplo, quando as reservas estão situadas em áreas residenciais. Felizmente, um processo chamado perfuração direcional pode ser realizado para perfurar um poço em um ângulo . Esse processo é feito perfurando um poço vertical e, em seguida, inclinando-o em direção ao reservatório.

  • Circulação - a lama de perfuração é circulada no orifício e volta à superfície para várias funções, incluindo a remoção de estacas de rocha do orifício e a manutenção das temperaturas e pressões de trabalho. Revestimento - uma vez que o furo está na profundidade desejada, o poço requer um revestimento de cimento para evitar o colapso.

  • Conclusão - depois que um poço é revestido, ele precisa ser preparado para produção. Os orifícios da alameda S , denominados perfurações, são feitos na parte do revestimento que passou pela zona de produção, para fornecer um caminho para o fluxo de petróleo ou gás .

  • Produção - esta é a fase da vida do poço em que realmente produz petróleo e / ou gás .Abandono - quando um poço atinge o fim de sua vida útil (geralmente é determinado pela economia), é entupido e abandonado para proteger o meio ambiente.

A perfuração é um processo tecnológico relativamente bem compreendido, mas não há dois poços iguais e, portanto, o gerenciamento de riscos é importante. A maior preocupação principal com a perfuração é o risco de explosões, que é a liberação descontrolada de petróleo e gás natural de um poço devido a problemas no gerenciamento de pressão. 

Com a tecnologia moderna, blowouts são evitáveis. No entanto, um alto nível de diligência é exigido pelos operadores e reguladores para garantir que isso não aconteça. Além disso, há uma grande variedade de atividades de perfuração que podem causar impactos ambientais adversos. Por exemplo, a limpeza do solo pode ter efeitos adversos no ambiente ecológico. 

A qualidade do ar e o gerenciamento de resíduos da construção e durante a perfuração podem ser um problema. O aumento e o tráfego de veículos e pedestres também cria um impacto no ambiente local  .

 Fonte: Emorphis StudantEnergy 

Quer saber mais sobre IOT? Clique em: http://bit.ly/PerfuraçãoPoços

Postar um comentário

0 Comentários

Investindo em Offshore: Como Planejar sua Estratégia Global em 2025