Estima-se que a produção de petróleo aumente em 10% nos EUA este ano e possa ultrapassar a Arábia Saudita e a Rússia e se tornar a líder global em produção.
De muitas maneiras, o recente boom não poderia ter acontecido sem os tempos difíceis. Os preços baixos forçaram as empresas a tornar seus negócios mais eficientes. Isso não fará com que aqueles que perderam o emprego se sintam melhor, mas pelo menos o emprego está aumentando novamente.
O desafio agora é garantir que a produtividade permaneça alta e que os trabalhadores permaneçam seguros em um local de trabalho cheio de perigos. A produção de petróleo e gás nos EUA foi impulsionada por três fatores principais:
- A exploração de xisto levou a um suprimento novo e abundante que pode ser produzido com muito mais eficiência do que os métodos tradicionais de extração
- Métodos de extração semelhantes tornaram mais fácil a extração de gás natural. Esse gás pode ser convertido em gás natural liquefeito (GNL) para facilitar seu transporte. Nos EUA, o boom da fracking levou ao aumento da produção, para que o GNL possa ser exportado para todo o mundo.
- Os avanços na tecnologia de petróleo e gás, incluindo o aumento da digitalização , aumentaram a eficiência, a produtividade e a segurança.
Tecnologia de Petróleo e Gás: Robótica e Automação
Os avanços da indústria em tecnologia de petróleo e gás são um resultado direto dos tempos difíceis que vieram com a queda dos preços do petróleo. Os tempos mais difíceis significavam que as empresas tinham que procurar maneiras de aumentar sua eficiência operacional.As empresas podem usar robôs e automação para reduzir o desperdício que ocorre com o tempo de inatividade em uma plataforma. O tempo de inatividade é uma realidade inevitável, robótica e outras tecnologias de petróleo e gás podem aliviar esse problema consideravelmente.
Havia também a percepção de que muitos dos trabalhos mais perigosos da indústria podiam ser preenchidos por robôs, para que os trabalhadores não fossem colocados em risco de ferimentos.
Algumas das maneiras pelas quais a robótica e a automação são usadas em petróleo e gás incluem:
- Veículos robóticos estão sendo usados no exterior para inspecionar e fazer pequenos reparos submarinos
- Drones estão sendo usados para inspecionar oleodutos
- A automação está sendo usada em infraestrutura e plataformas de midstream
- O Iron Roughneck é um robô que automatiza a tarefa repetitiva e perigosa de conectar tubos de perfuração.
- Drones aéreos operados remotamente podem pesquisar a área
- Plataformas não tripuladas inteiras que usam apenas robótica e automação
Going Lean
O conceito de 'lean' nos processos industriais resulta da fabricação, em particular da fabricação japonesa de carros no final do século 20, ou seja, o Sistema Toyota de Produção (TPS) . É uma filosofia de gerenciamento que visa reduzir radicalmente o desperdício como forma de aumentar a produtividade.Seu sucesso é reconhecido como tendo ajudado a Toyota a deixar de ser um fabricante de automóveis relativamente pequeno e se tornar a maior empresa de automóveis do mundo. Como resultado de seu sucesso, o lean foi copiado por muitas indústrias como uma maneira de aumentar a eficiência, inclusive em todos os tipos de manufatura, construção, mineração e petróleo e gás.
Em petróleo e gás, você pode adicionar muita eficiência proveniente de equipamentos de fabricação através do uso de técnicas enxutas. Outro grande ganho de eficiência é a racionalização do fluxo de trabalho para minimizar o tempo perdido e as horas de trabalho.
O petróleo e o gás são extremamente cíclicos, portanto, você deseja ajustar seu fluxo de trabalho nesses ciclos de produção. Uma grande parte disso é gerenciar sua força de trabalho, para que ninguém perca seu tempo parado. Empregar uma metodologia enxuta com o sistema de gerenciamento de contratados pode tornar sua força de trabalho incrivelmente eficiente e alcançar o 'fluxo contínuo' tão desejável.
Tecnologia de petróleo e gás: sensores e análise de dados
A indústria de petróleo e gás estava à frente do jogo quando se tratava de instalar sensores em suas operações. Algumas empresas coletaram literalmente décadas de dados e, no século 21, os dados são monetários. O problema que você pode enfrentar é aproveitar esses dados para obter valor com eles. Investir em sistemas para analisar esses dados pode ajudá-lo a identificar maneiras de melhorar o desempenho operacional para que as plataformas funcionem com capacidade.Os dados também podem ajudá-lo a melhorar a segurança, identificando áreas de alto risco de suas operações nas quais você pode querer usar robôs ou automação. De acordo com um estudo de 2017 da McKinsey , "Aplicado adequadamente, as análises avançadas podem gerar retornos de até 30 a 50 vezes o investimento em poucos meses após a implementação"
Inteligência artificial
A inteligência artificial pode ser o próximo grande salto em tecnologia de petróleo e gás para empresas do setor. A inteligência artificial permite descobrir tendências e tomar decisões que não seriam possíveis usando métodos tradicionais, mesmo usando análises avançadas de dados. Isso pode parecer ficção científica, mas já é uma realidade. Alguns projetam que, em breve, as empresas de petróleo e gás empregarão mais cientistas de dados em nível de doutorado do que geólogos. Segundo Jason Bordoroff, diretor fundador do Centro de Política Global de Energia da Universidade de Columbia, a Inteligência Artificial pode :- Solucionar problemas de poços de baixo desempenho
- Aprimore a modelagem de reservatórios
- Realize manutenção preventiva antes que surjam problemas
- Otimize o projeto, a perfuração e a conclusão do poço
- Realize plataformas de perfuração automatizadas não tripuladas e almofadas de poço.
Aproveitando a nuvem
As soluções baseadas na nuvem são acessíveis e escaláveis, tornando-as uma ótima opção para um setor que é simultaneamente cíclico e focado na maximização da eficiência operacional. Dado o número de sensores usados nas operações de petróleo e gás, bem como a proliferação da Internet das Coisas (IoT), é necessário que existam sistemas para processar todos esses dados.A computação em nuvem permite armazenar todos esses dados a um baixo custo. Os dados também podem ser recuperados com facilidade, o que é tão importante, dada a regulamentação recente sobre proteção de dados . Ao escolher a solução baseada em nuvem para seus negócios, verifique se ela é segura e confiável. Caso contrário, não é adequado para a indústria de petróleo e gás.
O GoContractor é um ótimo ajuste
O GoContractor é ideal para gerenciar seus contratados no setor de petróleo e gás. Forneça aos seus funcionários orientações de alta qualidade que incluam informações específicas do local que os mantêm seguros e produtivos no trabalho. Embora o uso da automação esteja aumentando devido aos avanços na tecnologia de petróleo e gás, muitos trabalhos ainda podem ser realizados apenas por trabalhadores humanos.O gerenciamento da força de trabalho é uma área propícia à inovação e as empresas que se concentram nessa área podem obter vantagens significativas em eficiência.
O sistema do GoContractor permite que os funcionários tomem suas orientações com antecedência em uma plataforma online simples. Essa é uma das soluções mais fáceis de implementar na tecnologia de petróleo e gás.
Os cursos são personalizáveis e podem incluir praticamente qualquer tipo de conteúdo desejado, para que você possa ficar tranquilo sabendo que seus funcionários são altamente treinados. Os contratados carregam seus documentos e qualificações como parte de sua orientação on-line, tornando a documentação bagunçada e as preocupações com conformidade uma coisa do passado.
Fonte: GoContractor
Quer saber mais sobre IOT? Clique em: http://bit.ly/petroleoTecnologia
0 Comentários