Sua arquitetura se divide em duas partes. Cliente x Servidor.
Cliente é todo usuário que interagem por meios de navegadores ou aplicações Web.
Servidor é todo o suporte aplicado ao cliente possibilitando troca de informações com aplicações clientes.
A figura abaixo ilustra melhor a compreensão de cliente x servidor.
Na estrutura cliente, temos a interface com o usuário, conhecida como front-end, normalmente sua linguagem de marcação e programação construídas com a aplicação de uso local. São elas linguagem de marcação HTML e CSS, linguagem de programação conhecida com JavaScript ou VBScript, sendo a mais utilizada a JavaScript.
Na arquitetura de dois níveis, o cliente pede um recurso ao servidor e ele responde ao seu pedido, utilizando seus próprios recursos.
Arquitetura de três níveis. Cliente, Servidor de aplicativo e Servidor de Dados.
A arquitetura cliente (computador), solicita recursos, com uma interface de usuário encarregado da apresentação.
O servidor aplicativo, sua tarefa é proporcionar os recursos solicitados, e o servidor de dados, fornece aos dados ao servidor de aplicativo. A arquitetura de três níveis envolve servidores de empresa ou de bancos de dados.
A arquitetura de três níveis permite maior flexibilidade, maior segurança, pois ela pode ser definida independente
para cada serviço e em cada nível. A arquitetura cliente x servidor ele pode fornecer todos os recursos pedidos pelo cliente diretamente.
Arquitetura Multiníveis.
Essa arquitetura permite-se que uma aplicação possa assumir tanto o perfil do Cliente como o do Servidor, em vários graus. Em outras palavras, uma aplicação em alguma plataforma será um Servidor para alguns Clientes e,concorrentemente, um Cliente para alguns Servidores.
0 Comentários